09/04/2015

Qual o seu tipo de cacho?

| |




Oiiiiiii amores, no post de hoje irei falar sobre os vários tipos de cachos. Você já parou para perceber que nem todos os cabelos cacheados tem formatos iguais? Melhor, você já percebeu que no SEU cabelo não tem cachos totalmente parecidos, na frente tem cachos mais abertos e atrás mais enroladinho? E muitas meninas (até mesmo meninos ^-^) tem dúvidas sobre qual é o seu tipo de cacho e que cuidados ter com ele. E esses tipos são separados em classificações ondulado, cacheado e crespo.

Enfim, muitas perguntas para conhecer o seu tipo de cabelo e cuidar dele melhor, nesse post então tentarei sanar ao máximo a dúvida de vocês.

Tipo: Ondulado


Este tipo de cabelo ficam entre o liso e o cacheado. Ele tem a raiz lisa e as pontas cacheadas. Não formam cachos, propriamente dito, mas fazem o formato de S. Tendem a ficarem mais lisos, facilmente, ao fazer escova.

  • 2A: Praticamente lisos. Normalmente sem volumes, indicar-se usar produtos leves como mousses para dar definição, produtos pesados irá murchar-los.
  • 2B: Com ondas mais destacadas, no formato de S. Bastante facilidade de ter frizz. Para que as ondas fiquem bonitas sempre é recomendado o uso de produtos anti-frizz e também produtos como mouse para que não pese demais o cabelo.
  • 2C: Os cachos já começam a se formar, criando ondas menos espaçadas e mais marcadas. Os cachos começam a se formar mais próximos a raiz, tendem a ser mais volumosos um pouco, formam ainda mais facilmente o frizz, sendo um pouco mais difíceis de modelar. Também é indicado o uso de produtos leves na finalização porém já pode ser utilizado ativadores de cacho, desde que não seja muito pesado, com a ajuda destes podemos moldar o cabelo amassando levemente até ter uma aparência de 3A.



Tipo: Cacheado


Os fios dessa categoria enfim começam a tomar forma, os cachos parecem molinha, os famosos "tonhonhóin". Por ter essa forma, a oleosidade natural do cabelo não consegue chegar até a ponta do fio do cabelo, sendo assim tendem a ser mais secos e ressecados, mas com hidratação constante tornam-se macios e cheios de vida. Desembaraçar e pentear o cabelo no banho ajuda a não quebrar o fio, se amanhecer com o cabelo amassado, borrife água.

  • 3A: São cachos mais abertos, parecendo que foram feitos com babyliss, sendo largos e regular. Tendem a ter mais volume que o 2C. Para a finalização prefira géis, ativadores de cacho e leave-in. Por ser naturalmente mais ressecado, prefira os produtos hidratantes, os melhores shampoos são os sem sulfato.
  • 3B: Formam cachos mais pequenos, como se fossem uma molinha. Não se modelam facilmente com escova, essa tarefa costuma dar bastante trabalho. Faça hidratações constantemente para repor a água, para manter a hidratação no cabelo use finalizadores e shampoos hidratantes. Pode ser necessário repor a oleosidade que não chega até as pontas acrescentando um pouco de óleo extravirgem na hidratação, podendo utilizar também em pequena quantidade na finalização do cabelo, em excesso poderá pesar o cabelo.
  • 3C: Aqui os cachos são super pequenininhos e mais definido, é comum que ele encolha depois de seco. É ainda mais importante a hidratação para tal cabelo já que tendem a ser finos e frágeis. Para finalização não abra mão de produtos mais densos, como shampoos, óleos e manteigas, além de ajudarem na definição do cabelo auxiliam para que não perca a hidratação.



Tipo: Crespo

Geralmente são conhecidos como afro, são mais frágeis que os anteriores, tendem a ser ainda mais seco que os cacheados por causa da sua forma. O cabelo cresce naturalmente para cima. Como diferenciar um cabelo 3C e um 4A? Quando molhado o 4A tende a manter-se completamente enrolado enquanto o 3C fica um tanto quanto ondulado.

  • 4A: Possui cachos muito pequenos e são bem definidos. Por ser ainda mais seco que os demais, não é recomendado lavar todo dia esse tipo de cabelo para não retirar a oleosidade que já é pouca, para isso você pode preferir a lavação com condicionador (co-wash). Hidratação é ainda mais importante para quem tem tal cabelo, você pode repor a oleosidade utilizando um pouco de azeite extra virgem na finalização. Para dar forma o cacho você pode utilizar produtos um pouco mais pesado e não abra mão dos ativadores de cacho.


  • 4B: O formato do cacho é diferente dos demais, ele possui uma forma de Z, sendo assim é bem menos definido que o 4A. Muita gente acha que por ser de tal forma, não forma cacho, porém se bem estimulado e cuidado, aos poucos os cachos tomam forma, por eles serem bem pequenininhos e juntos pode ser um pouco difícil, porém não impossível de vê-los. Para não quebra-los você não deve penteá-lo seco, apenas molhado, prefira fazer isso na hora do banho com um condicionador ou uma mascara hidratante. Abuse dos óleos para suprir a falta da oleosidade natural.


  • 4C: Pouca ou quase nenhuma definição define esse tipo de estrutura. Pode conter partes que definam mais assemelhando-se com um 4B misturados com parte com pouca ou nenhuma definição e formação de cacho. São ainda mais secos que todos os anteriores, por ser de tal maneira é melhor evitar lava-lo com shampoo, se possível, substitua essa pratica pelo co-wash. Como os demais, abuse dos óleos para mantê-lo hidratado a maior parte do tempo e da hidratação, se possível faça no mínimo 3 hidratações por semana. Na finalização abuse dos produtos hidratantes, finalizadores pesado podem ajudar a dar forma a seu cabelo.



E você ficou curioso (a) para saber o meu tipo? Então, o meu é uma mistura de 3B com 3C, tendo dias que parece um 4A. Mas e você descobriu qual o seu? Um''misturê'' que nem o meu (rsrsrs). Comente o seu tipo nos comentários e vamos trocar informações.

créditos



Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a)!

♥ Conte para mim o que você achou da postagem e do meu blog. Dê também seus palpites, sugestões e ideias.

♥ Você não precisa ter uma conta no Blogger para comentar. Ao lado de "Comentar como" tem várias opções para você selecionar. Se você não tem uma conta no Blogger, é só você selecionar a opção "Nome/URL" e preencher os campos.

Volte sempre e obrigada pela visita! :D